quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Entra um instante em ti mesmo


"Deixa um momento as tuas ocupações habituais, ó homem; entra um instante em ti mesmo, longe do tumulto dos teus pensamentos. Põe de parte os cuidados que te apoquentam e liberta-te agora das inquietações que te absorvem. Entrega-te uns momentos a Deus; descansa por algum tempo em sua presença. Entra no intimo da tua alma; remove tudo, excepto Deus e o que te possa ajudar a procurá-l'O. Encerra as portas da tua habitação e procura-O no silêncio. Diz a Deus, de todo o coração: Procuro o vosso rosto; o vosso rosto, Senhor, eu procuro.

E agora, Senhor meu Deus, ensinai ao meu coração aonde e como hei-de buscar-Vos, aonde e como poderei encontrar-Vos. Senhor, se não estais aqui, se estais ausente, onde Vos procurarei? Mas se estais em toda a parte, porque não Vos encontro aqui presente? É certo que habitais numa luz inacessível. Mas onde está essa luz inacessível? Como terei acesso a ela, se é inacessível? Quem me conduzirá e introduzirá nessa luz, para que nela Vos possa contemplar! Com que sinais, com que aspecto Vos devo procurar.' Nunca Vos vi, Senhor meu Deus; não conheço o vosso rosto.

Senhor, sois o meu Deus, sois o meu Senhor e nunca Vos vi. Vós me criastes e redimistes, concedestes-me todos os bens que possuo e ainda não Vos conheço. Fui criado para Vos ver e não atingi ainda o fim para que fui criado. Então, Senhor, até quando? Até quando, Senhor, Vos esquecereis de nós? Até quando escondereis de nós o vosso rosto? Quando voltareis para nós o vosso olhar e nos escutareis? Quando iluminareis os nossos olhos e nos mostrareis o vosso rosto? Quando Vos comunicareis a nós? Olhai, Senhor, para nós; ouvi-nos, iluminai-nos, manifestai-Vos a nós. Vinde morar connosco e seremos felizes; sem isso, passaremos muito mal. Tende compaixão dos nossos trabalhos e esforços para Vos alcançar, porque sem Vós nada podemos.

Ensinai-me a procurar-Vos e mostrai-me o vosso rosto; porque não posso procurar-Vos, se não mo ensinais. Não posso encontrar-Vos, se não Vos mostrais. Desejando Vos procurarei, e procurando Vos desejarei; amando Vos encontrarei, e encontrando Vos amarei"

Cap. 1, Proslógio - Santo Anselmo

2 comentários:

  1. Ele está diante dos seus olhos, mas você não O reconhece pois procuras ver as diferenças e não as igualdades, procura por uma parte enquanto Ele é o TODO

    ResponderEliminar
  2. Só li coisas maravilhosas aqui, que confortam o coração.

    horoscopo diario

    ResponderEliminar